Viva Escola

Código:

15454

Período Envio:

ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR - 2010

Título:

Curso Preparatório Para o Vestibular

Situação:

Autorizado

Detalhes da Atividade

Período Atividade:

2010

Data Criação:

15/10/2009

NRE:

TELEMACO BORBA

Município:

VENTANIA

Escola:

ALBERTO DA SILVA PARANA, C E - EF MEDIO

Porte:

Acima de 761 alunos

IDEB:

3,60

 

 

Núcleo de Conhecimento:

INTEGRAÇÃO COMUNIDADE E ESCOLA

Atividade:

PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR

Turno em que a atividade será desenvolvida:

NOITE

Envolvidos:

Período de Desenvolvimento:

De 01/02/2010 a 15/12/2010

 

Proposta Pedagógica

Justificativa:

Este trabalhado centraliza sua justificativa, no fato de que o Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná, esta sediado em uma cidade afastada dos centros que ofertam cursos pré-vestibulares e também levando em conta que os alunos e a comunidade aqui citada, pertencem a famílias de renda média baixa e assim não apresentam condições financeiras para deslocarem-se para outros locais onde estes são ofertados. Assim, este programa procurará atender esses alunos dando suporte para estes, no aprofundamento de conhecimentos, consistindo em um importante apoio para a preparação para exames de ingressos em instituições superiores e também no ENEM. Haja vista que nossa sociedade é repleta de desigualdade, esta proposta prevê em uma complementação de estudos, capacitação de estudantes, preparação para um avanço de estudos, além de fazer com que os alunos que já terminaram seus estudos há algum tempo tenham a oportunidade de relembrar seus conhecimentos. Para tanto é preciso desenvolver nos alunos a leitura, a interpretação, o raciocino lógico, intelectual de forma que os conceitos são apresentados, discutidos, construídos, reconstruídos e contextualizados, influenciando, portanto na formação humana.

Conteúdos:

LINGUA PORTUGUESA e ESTRANGEIRA MODERNA: Leitura, oralidade e escrita. HISTÓRIA: Trabalho escravo, assalariado, servil e livre; Urbanização e Industrialização; Estado e as relações de poder; Os sujeitos, as revoltas e as guerras; Movimentos Sociais, políticos e culturais; Guerras e revoluções; Cultura e religiosidade. MATEMÁTICA: Números reais, complexos, equações; Medidas e Grandezas; Funções; Geometria; Matemática Financeira. BIOLOGIA: Classificação dos seres vivos; Sistemas Biológicos: anatomia, morfologia e filosofia; Desenvolvimento embrionário; Mecanismos celulares, biofísicos e bioquímicos; Teorias evolutivas; Relações entre os seres vivos e a interdependência com o ambiente; Organismos modificados geneticamente. QUÍMICA: Matéria; Solução; Reações químicas; Tabela periódica; Radioatividade; Gases e Funções químicas. FÍSICA: Conservação de quantidade de movimento; Leis de Newton; Energia e o principio da conservação da energia; Gravitação; Leis da Termodinâmica; Eletromagnetismo; Natureza da Luz e suas propriedades. GEOGRAFIA: Paisagem, espaço geográfico. Exploração, produção e dinâmica da natureza; Distribuição de atividades produtivas; Formação, localização e exploração dos recursos naturais; Espaço rural e urbano; Redes; Circulação de mão-de-obra, mercadorias e informações; Mobilidade de fronteiras; Sociedade capitalista e socialista; Movimentos Migratórios; Comercio; Nova Ordem Mundial. ARTE: Elementos formais da linguagem visual: Textura; Linha; Volume; Movimentos: Arte do Paraná, africana e indígena.

Objetivos:

Desenvolver atividades que auxiliem a formação dos indivíduos, na construção de sua consciência critica e participativa além de estimular o gosto pela educação, ou seja, pelo estudo. E ainda possibilitar que os alunos egressos retornem a escola e possam ter maiores chances na progressão de estudos.

Encaminhamentos Metodológicos:

Se faz importante para o processo pedagógico deste projeto, que os conhecimentos prévios dos alunos sejam ponto de partida, e que professores e alunos compartilhem conhecimentos promovendo assim uma maior interação. Os conteúdos abordados devem se relacionar entre si mostrando aos educandos que os mesmos apresentam-se de forma interdisciplinar. Por fim, deverá ser desenvolvida uma metodologia que auxilie no raciocínio, interpretação e compreensão, favorecendo o trabalho coletivo, respeitando acima de tudo as diferenças individuais. Este projeto será desenvolvido com base no projeto Eureka, em forma de grupos de estudo.

Infraestrutura:

Para a execução deste presente projeto, o colégio dispõe de sala de aula, laboratório de informática, biblioteca com vários acervos bibliográficos, etc.

Resultados Esperados:

Espera-se que este trabalho contribua para uma melhor preparação dos alunos antes de prestar provas como: vestibulares, exames do ENEM entre outros.

Critérios de Participação:

Estar devidamente matriculado em no Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná, no 3º ano do Ensino Médio ou alunos egressos que tenham interesse de participar.

Professor Participante:

VANILCE FERNANDA BEZUSKA   

Disciplina de Formação:

GEOGRAFIA

Vínculo:

SCO2 (extraordinária)

Plano de Trabalho Docente:

COLÉGIO ESTADUAL ALBERTO DA SILVA PARANA – EFM. PLANO DE TRABLAHO DOCENTE – 2010. PROGRAMA VIVA A ESCOLA NUCLEO DE CONHECIMENTO: INTEGRAÇÃO COMUNIDADE E ESCOLA ATIVIDADE: PREPARATORIO PARA VESTIBULAR CONTEÚDOS: Técnicas de redação; LINGUA PORTUGUESA e ESTRANGEIRA MODERNA: Leitura, oralidade e escrita. HISTÓRIA: Trabalho escravo, assalariado, servil e livre; Urbanização e Industrialização; Estado e as relações de poder; Os sujeitos, as revoltas e as guerras; Movimentos Sociais, políticos e culturais; Guerras e revoluções; Cultura e religiosidade. MATEMÁTICA: Números reais, complexos, equações; Medidas e Grandezas; Funções; Geometria; Matemática Financeira. BIOLOGIA: Classificação dos seres vivos; Sistemas Biológicos: anatomia, morfologia e filosofia; Desenvolvimento embrionário; Mecanismos celulares, biofísicos e bioquímicos; Teorias evolutivas; Relações entre os seres vivos e a interdependência com o ambiente; Organismos modificados geneticamente. QUÍMICA: Matéria; Solução; Reações químicas; Tabela periódica; Radioatividade; Gases e Funções químicas. FÍSICA: Conservação de quantidade de movimento; Leis de Newton; Energia e o principio da conservação da energia; Gravitação; Leis da Termodinâmica; Eletromagnetismo; Natureza da Luz e suas propriedades. GEOGRAFIA: Paisagem, espaço geográfico. Exploração, produção e dinâmica da natureza; Distribuição de atividades produtivas; Formação, localização e exploração dos recursos naturais; Espaço rural e urbano; Redes; Circulação de mão-de-obra, mercadorias e informações; Mobilidade de fronteiras; Sociedade capitalista e socialista; Movimentos Migratórios; Comercio; Nova Ordem Mundial. ARTE: Elementos formais da linguagem visual: Textura; Linha; Volume; Movimentos: Arte do Paraná, africana e indígena. OBJETIVOS: desenvolver atividades que auxilie a formação da consciência critica e participativa; estimular o gosto pela leitura interpretação, ortografia e gramática; Resolução de exercícios; Pesquisas direcionadas; Produção de textual. Recursos didáticos: Vídeos-aula, Apostilas do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Provas de Vestibulares e exames do ENEM, TV Paulo Freire, TV Paraná Educativa. AVALIAÇÃO: critérios de avaliação e instrumentos: Os participantes serão avaliados através da participação do interesse e assiduidade.