Viva Escola

Período Envio:

ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR - 2010

Título:

Fanfarra Alberto da Silva Paraná (F.A.S.P)

Situação:

Autorizado

Detalhes da Atividade

Período Atividade:

Data Criação:

21/09/2009

NRE:

TELEMACO BORBA

Município:

VENTANIA

Escola:

ALBERTO DA SILVA PARANA, C E - EF MEDIO

Porte:

Acima de 761 alunos

IDEB:

Núcleo de Conhecimento:

CIENTÍFICO-CULTURAL

Atividade:

MÚSICAS

Turno em que a atividade será desenvolvida:

Envolvidos:

Período de Desenvolvimento:

De 01/02/2010 a 15/12/2010

Justificativa:

Considerando o programa Viva e Escola, cujo objetivo é desenvolver atividades pedagógicas de complementação curricular, é incontestável a importância da música na formação do estudante,na expressão artística, na opção de lazer, promoção da cidadania e interação com o outro.

Conteúdos:

Os conteúdos a serem abordados coerentes com a modalidade da Fanfarra serão: - Som: energia em forma de vibrações chamadas ondas sonoras, que chegam aos nossos ouvidos provocando sensações que nos permitem ouvir. - Melodia: sequência de sons organizados. - Ritmo: sequência de movimentos sonoros com acentos fortes ou fracos. - Harmonia: encadeamento de acordes. - Intensidade: dinâmica. - Duração: pulsação / ritmo. - Altura: grave / agudo. - Timbre: fonte sonora / instrumentação. - Densidade: quantidade de sons que se ouve simultaneamente. - Técnicas instrumentais: equilíbrio / afinação.

Objetivos:

1) Desenvolver a participação dos jovens em trabalhos coletivos e possibilitar o aprimoramento das técnicas misicais. 2) Incentivar o resgate da Fanfarra como patrimônio cívico. 3) Oferecer aos alunos atividades que estimulem sua participação e permanência na escola. 4) Participar mais ativamente no aprendizado musical. 5) Promover não só o ritmo mais também a melodia que, embora ás vezes simples dará ao estudante o prezer de emitir sons diferentes no mesmo instrumento.

Encaminhamentos Metodológicos:

A professora do programa trabalhará com os alunos integrantes da Fanfarra musicalização, iniciando com o conhecimento dos elementos formais da música como: altura, ritmo, pulso, timbre, intensidade, densidade, duração, melodia, mostrando cada um deles de forma prática e teórica, promovendo experiências individuais e em grupo para cada elemento trabalhado. Trabalhará percussão corporal, utilizando objetos simples como copos, carteiras, etc. Tudo isso por meio de células rítmicas onde a professora mostrará o significado de cada uma e fará composições com essas células para que os alunos executem, por exemplo: • Estalar os dedos I Bater palmas _ Bater na carteira Em seguida os alunos executam as composições _ _ I _ _ I _ _ I Depois se trabalha as figuras musicais: breve, semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Dentro do compasso 4/4, onde se mostra a duração de cada figura nesse compasso, estuda-se juntamente o pulso, a pauta, a clave de sol e as notas, buscando mostrar a duração das notas e as pausas em cada figura. Em seguida mostram-se diferentes instrumentos e suas famílias, para que os alunos os conheçam, explorem e percebam as diferenças e o timbre de cada instrumento e etc. E após as aulas expositivas e teóricas os alunos estarão aptos para a formação da Fanfarra, partindo dos ensaios semanais e as apresentações.

Infraestrutura:

Os ensaios acontecerão na quadra espotiva do colégio, no horario estabelecido pela professora e também os ensaios ocorreram em um espaço mais amplo que também temos em nosso ambiente escolar.

Resultados Esperados:

Espera-se que os alunos: - Apresentem desenvolvimento na formação dos sentidos rítmicos e de intervalos melódicos e harmônicos. - Compreendam a musica como fator de transformação social. - Produzam de trabalhos musicais visando à atuação do sujeito em sua realidade singular e social. - Promova uma sensibilidade estética e artística. - Utilize sua imaginação e seu potencial criativo. - Aprenda a linguagem musical. - Compreenda a organização dos sons no espaço e no tempo.

Critérios de Participação:

Serão selecionados alunos do ensino fundamental e do ensino médio, levando em consideração a facilidade de deslocamento do aluno até a escola no contraturno, e também o interesse do mesmo pale Fanfarra dentro do limite de vagas.

Professor Participante:

DAYSE MASSERA

Disciplina de Formação:

ARTE

Vínculo:

SCO2 (extraordinária)

Plano de Trabalho Docente:

Conteúdos Estruturantes: Elementos formais/Composição Conteúdos Específicos: Teoria musical - propriedades da música, figuras rítmicas, pentagrama, clave de sol, ponto de aumento, solfejo. Prática instrumental. Justificativa: A falta de oportunidade que os jovens tem para iniciarem no mundo da música, algo que se for bem trabalhado pode ajudá-los em todo contexto cultural, intelectual, e até mesmo em sua auto estima. Estes conteúdos também auxiliam no aprimoramento do raciocínio lógico e automaticamente ajudando nas aulas de matemática. Encaminhamento metodológico: Aulas de percepção e ritmica, aulas teoricas e ensaios. Recursos didáticos: Instrumentos de fanfarra, aparelho cd, partituras e textos. Critérios e instrumentos de avaliação: O aluno será avaliado em todo o processo, valorizando o seu desempenho em aula, mostrando resultado na prática, e o seu avanço com relação a seu conhecimento inicial. Serão realizados teste escritos para verificar o grau de aprendizagem dos alunos. Cronograma: As aulas foram divididas em 2 partes, teoria e prática. Vou estar trabalhando elas paralelamente durante a semana. Iniciamos em Fevereiro, na teoria, e assim que receber o material, estaremos também fazendo a parte prática. Em setembro, contamos com a participação no desfile e assim que percebemos que estiverem prontos estaremos desfilando em locais onde existem eventos apropriados para fanfarras.