Projetos Finalizados

Aqui estão nossos Projetos do Viva Escola já finalizados

DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR

Professora Coordenadora: Nilza Bertti

O ser humanos é um ser em constante movimento. Dança é movimento, logo, o homem é um ser dançante. A dança como instrumento artístico, possibilita ao indivíduo expressar seus sentimentos, seja individual ou coletivamente.
Vivemos em uma sociedade cada vez mais complexa, onde a mecanização, a robotização, o espírito competitivo bem como o isolamento estão cada vez mais em voga, assim, é preciso encontrar mecanismos de desenvolvimento tanto do lado motor, quanto afetivo de nossos indivíduos. Nesse contexto, a dança surge como instrumento capaz de fazer o homem vivenciar novas experiências que, com certeza, irão influenciar positivamente suas ações, pois dançando, a pessoa terá uma qualidade de vida melhor, melhorando assim também, todo o meio no qual ele está inserido.

Estimular o desenvolvimento do educando através de atividades artísticas na área de dança, buscando, principalmente uma melhor qualidade de vida e interação entre os diversos segmentos do Colégio.
- interação entre os alunos
- despertar o prazer pela dança
- desenvolver e estimular a coordenação motora
- promover a valorização de cada indivíduo.

Esse projeto foi finalizado, com certa tristeza pois os alunos mostraram gostar muito da dança, e também foi de grande ajuda pegadógica para muitos alunos, que hoje podem contar com outras atividades.

ESCOLA E COMUNIDADE: A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA A PARTIR DO SABER

Professor Coordenador: Silvano Carneiro Junior

Muito se tem discutido a respeito do papel da família na educação das crianças na atualidade; em especial por conta de tantas mudanças socioculturais que vem alterando a estrutura e o funcionamento dos lares. A sociedade vem sofrendo transformações tecnologicas e muitas informações são repassadas de forma muito rápida e sem aprofundamento. É impossível se criar uma fórmula que aponte uma forma de se criar e educar os filhos sem integrar a família à sociedade.
Este projeto buscará a integração das famílias na vida escolar de seus filhos, unindo educador, educando e família num mesmo espaço de formação inserindo a sociedade na escola, na política e na economia do município, sem deixar de lado as questões sócio-culturais como esportes, lazer e entretenimento como elementos integrantes da vida da comunidade.

Envolver a comunidade e pais de alunos com o ambiente escolar, garantindo a permanência e o acesso dos mesmos na escola.
* Possibilitar ao jovem uma leitura de mundo, levando-o a reconhecer as transformações e a convivência com as diferenças.
* Valorizar e transmitir a cultura do meio social.
* Contribuir com a inclusão da sociedade na escola.
* Conhecer a realidade cultural da comunidade.
* Interagir com os pais dos educandos nas tarefas escolares.
* Buscar as diversidades e integrar as diferentes visões de mundo presente nas escolas.
* Discutir as transformações ocorridas na comunidade, observando os pontos negativos e positivos.
* Discutir sobre a preservação do meio ambiente.

Também finalizado.