Ventania Através dos Tempos

Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná.

Programa Viva Escola.

Um pouco sobre o CEASP

Desde 1979 o Colégio estadual Alberto da Silva Paraná, forma os cidadãos ventanienses nos ensinos fundamental e médio, hoje conta com quase mil alunos, com 28 turmas, nos três periodos: matutino, vespertino e noturno, sendo que no periodo noturno contamos com uma turma de 1º de  Formação de Docentes (que é descentralização do Colégio Wolff Klabin de Telêmaco Borba), duas turmas de CELEM Espanhol, e também conta com turmas de supletivo. E assim sendo nosso Colégio um grande orgulho de nossa cidade.

Atualmente conta com cinco projetos inseridos do Programa Viva Escola do Governo do Estado do Paraná, através da Secretária de Educação do Estado (SEED).

Programa Viva Escola

Esse ano conta com o Programa do governo Viva Escola, que visa a expansão de atividades pedagógicas realizadas na escola como complementação curricular, vinculadas ao Projeto Político Pedagógico, a fim de atender às especificidades da formação do aluno e de sua realidade. As Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular têm os seguintes objetivos: Dar condições para que os profissionais da educação, os educandos da Rede Pública Estadual e a comunidade escolar, desenvolvam diferentes atividades pedagógicas no estabelecimento de ensino no qual estão vinculados, além do turno escolar; Viabilizar o acesso, permanência e participação dos educandos em atividades pedagógicas de seu interesse; Possibilitar aos educandos maior integração na comunidade escolar, fazendo a interação com colegas, professores e comunidade. O Programa compreende quatro núcleos de conhecimento: Expressivo-Corporal: esportes, jogos, brinquedos e brincadeiras, ginástica, lutas, teatros, danças; Científico-Cultural: história e memória, cultura regional, atividades literárias, artes visuais, músicas, investigação científica, divulgação científica e mídias; Apoio à Aprendizagem: Centro de Línguas Estrangeiras Modernas; Sala de Apoio à Aprendizagem; Ciclo de Básico de Alfabetização; Sala de Recursos; Sala de Apoio da Educação Escolar Indígena; Integração Comunidade e Escola: Fórum de estudos e Discussões; Preparatório para o Vestibular.