Bem vindo!!!

Identificação do Estabelecimento

Nome - Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná – Ensino Fundamental e Médio
Município - Ventania.
Mantenedora - Governo do Estado do Paraná.
Núcleo Regional de Educação - Telêmaco Borba.
Turnos de Funcionamento – matutino vespertino e noturno.
Autorização de Funcionamento – Resolução n.º82 de 10/09/82.
Renovação de Reconhecimento do Ensino Fundamental: Resolução n.º 3614/02 DOE 07/10/02
Renovação de Reconhecimento do Ensino Médio: Resolução n.º 2416/03 DOE 02/10/2003.

HISTóRICO DO C.E.A.S.P

O nome do colégio originou-se em homenagem ao Senhor Alberto da Silva Paraná, cidadão que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico da região. Alberto da Silva Paraná foi autodidata que procurava instruir-se por meio da leitura e dos jornais que ouvia no rádio a bateria. Foi um cidadão perspicaz e consciente de seus deveres como tal, e fez o que estava ao seu alcance para colaborar com o progresso de cidades recém formadas. Diante de todos esses méritos, mereceu evidentemente, a indicação e a nomeação para o patrono do colégio de Ventania pela resolução nº 598/83 de 07/03/83.
   Em 21 de fevereiro de 1979, na Escola Municipal Homero Talevi Campos (Ventania), com a presença de autoridades locais, municipais e estaduais foram efetivados a instalação da 5ª série do 1º grau, sendo as séries seguintes implantadas gradativamente. A escola recém criada funcionaria adjunta a Escola Municipal Homero Talevi Campos. O Colégio iniciou suas atividades em 1979 com apenas uma turma de 5º série, quando foram matriculados 50 alunos, dos quais 12 desistiram, sendo o restante todos aprovados, daí para cá o Colégio só cresceu, todo o ano aumentando o número de alunos e turmas.
     No ano de 1997 o colégio mudou para sede própria, melhorando o atendimento aos alunos e funcionários.
    Hoje o colégio conta com diversos recursos para um melhor aprendizado e rendimento dos alunos tais como TVs 29'' em 9 salas de aula, DVD player, Projetor Multimídia (Datashow), Rádios Portáteis, Biblioteca com um grande acervo de livros de leitura e pesquisa, Quadra Esportiva coberta.

HINO DO COLÉGIO ESTADUAL ALBERTO DA SILVA PARANÁ

Letra: Dineimar Ceompela / Ronaldo Mainardes Lemes Pinheiro / Pedro de Alcântara Solak
Música: Pedro de Alcântara Solak / Valderval de Oliveira

Refrão
Nos orgulhamos de ti

Casa do saber, nós honraremos seu nome
E defenderemos suas virtudes até morrer
Como soldados com seus escudos
Armados de livros estaremos
Cantando e lhe saudando com o conhecer

Nos orgulhamos de ti

Queremos ver tremulando a sua bandeira
Na história, e para sempre estarão
Seus filhos formados com sabedoria
E vontade pulsante
De construir uma grande nação!