Viva Escola |
|||||||
Código: |
13690 |
||||||
Período Envio: |
ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR - 2010 |
||||||
Título: |
Fanfarra Alberto da Silva Paraná (F.A.S.P) |
||||||
Situação: |
Autorizado
|
||||||
Detalhes da Atividade |
|||||||
Período Atividade: |
2010 |
||||||
Data Criação: |
21/09/2009 |
||||||
NRE: |
TELEMACO BORBA |
||||||
Município: |
VENTANIA |
||||||
Escola: |
ALBERTO DA SILVA PARANA, C E - EF MEDIO |
||||||
Porte: |
Acima de 761 alunos |
||||||
IDEB: |
3,60 |
||||||
|
|||||||
Núcleo de Conhecimento: |
CIENTÍFICO-CULTURAL |
||||||
Atividade: |
MÚSICAS |
||||||
Turno em que a atividade será desenvolvida: |
TARDE |
||||||
Envolvidos: |
|
||||||
Período de Desenvolvimento: |
De 01/02/2010 a 15/12/2010
|
Proposta Pedagógica |
|
Justificativa: |
Considerando o programa Viva e Escola, cujo objetivo é desenvolver atividades pedagógicas de complementação curricular, é incontestável a importância da música na formação do estudante,na expressão artística, na opção de lazer, promoção da cidadania e interação com o outro.
|
Conteúdos: |
Os conteúdos a serem abordados coerentes com a modalidade da Fanfarra serão: - Som: energia em forma de vibrações chamadas ondas sonoras, que chegam aos nossos ouvidos provocando sensações que nos permitem ouvir. - Melodia: sequência de sons organizados. - Ritmo: sequência de movimentos sonoros com acentos fortes ou fracos. - Harmonia: encadeamento de acordes. - Intensidade: dinâmica. - Duração: pulsação / ritmo. - Altura: grave / agudo. - Timbre: fonte sonora / instrumentação. - Densidade: quantidade de sons que se ouve simultaneamente. - Técnicas instrumentais: equilíbrio / afinação. |
Objetivos: |
1) Desenvolver a participação dos jovens em trabalhos coletivos e possibilitar o aprimoramento das técnicas misicais. 2) Incentivar o resgate da Fanfarra como patrimônio cívico. 3) Oferecer aos alunos atividades que estimulem sua participação e permanência na escola. 4) Participar mais ativamente no aprendizado musical. 5) Promover não só o ritmo mais também a melodia que, embora ás vezes simples dará ao estudante o prezer de emitir sons diferentes no mesmo instrumento. |
Encaminhamentos Metodológicos: |
A professora do programa trabalhará com os alunos integrantes da Fanfarra musicalização, iniciando com o conhecimento dos elementos formais da música como: altura, ritmo, pulso, timbre, intensidade, densidade, duração, melodia, mostrando cada um deles de forma prática e teórica, promovendo experiências individuais e em grupo para cada elemento trabalhado. Trabalhará percussão corporal, utilizando objetos simples como copos, carteiras, etc. Tudo isso por meio de células rítmicas onde a professora mostrará o significado de cada uma e fará composições com essas células para que os alunos executem, por exemplo: • Estalar os dedos I Bater palmas _ Bater na carteira Em seguida os alunos executam as composições _ _ I _ _ I _ _ I Depois se trabalha as figuras musicais: breve, semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Dentro do compasso 4/4, onde se mostra a duração de cada figura nesse compasso, estuda-se juntamente o pulso, a pauta, a clave de sol e as notas, buscando mostrar a duração das notas e as pausas em cada figura. Em seguida mostram-se diferentes instrumentos e suas famílias, para que os alunos os conheçam, explorem e percebam as diferenças e o timbre de cada instrumento e etc. E após as aulas expositivas e teóricas os alunos estarão aptos para a formação da Fanfarra, partindo dos ensaios semanais e as apresentações. |
Infraestrutura: |
Os ensaios acontecerão na quadra espotiva do colégio, no horario estabelecido pela professora e também os ensaios ocorreram em um espaço mais amplo que também temos em nosso ambiente escolar. |
Resultados Esperados: |
Espera-se que os alunos: - Apresentem desenvolvimento na formação dos sentidos rítmicos e de intervalos melódicos e harmônicos. - Compreendam a musica como fator de transformação social. - Produzam de trabalhos musicais visando à atuação do sujeito em sua realidade singular e social. - Promova uma sensibilidade estética e artística. - Utilize sua imaginação e seu potencial criativo. - Aprenda a linguagem musical. - Compreenda a organização dos sons no espaço e no tempo. |
Critérios de Participação: |
Serão selecionados alunos do ensino fundamental e do ensino médio, levando em consideração a facilidade de deslocamento do aluno até a escola no contraturno, e também o interesse do mesmo pale Fanfarra dentro do limite de vagas. |
Professor Participante: |
DAYSE MASSERA |
Disciplina de Formação: |
ARTE |
Vínculo: |
SCO2 (extraordinária) |
Plano de Trabalho Docente: |
Conteúdos Estruturantes: Elementos formais/Composição Conteúdos Específicos: Teoria musical - propriedades da música, figuras rítmicas, pentagrama, clave de sol, ponto de aumento, solfejo. Prática instrumental. Justificativa: A falta de oportunidade que os jovens tem para iniciarem no mundo da música, algo que se for bem trabalhado pode ajudá-los em todo contexto cultural, intelectual, e até mesmo em sua auto estima. Estes conteúdos também auxiliam no aprimoramento do raciocínio lógico e automaticamente ajudando nas aulas de matemática. Encaminhamento metodológico: Aulas de percepção e ritmica, aulas teoricas e ensaios. Recursos didáticos: Instrumentos de fanfarra, aparelho cd, partituras e textos. Critérios e instrumentos de avaliação: O aluno será avaliado em todo o processo, valorizando o seu desempenho em aula, mostrando resultado na prática, e o seu avanço com relação a seu conhecimento inicial. Serão realizados teste escritos para verificar o grau de aprendizagem dos alunos. Cronograma: As aulas foram divididas em 2 partes, teoria e prática. Vou estar trabalhando elas paralelamente durante a semana. Iniciamos em Fevereiro, na teoria, e assim que receber o material, estaremos também fazendo a parte prática. Em setembro, contamos com a participação no desfile e assim que percebemos que estiverem prontos estaremos desfilando em locais onde existem eventos apropriados para fanfarras. |