Viva Escola |
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Código: |
13693 |
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Período Envio: |
ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR - 2010 |
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Título: |
Horta na Escola |
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Situação: |
Autorizado |
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Detalhes da Atividade |
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Período Atividade: |
2010 |
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Data Criação: |
21/09/2009 |
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NRE: |
TELEMACO BORBA |
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Município: |
VENTANIA |
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Escola: |
ALBERTO DA SILVA PARANA, C E - EF MEDIO |
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Porte: |
Acima de 761 alunos |
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IDEB: |
3,60 |
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Núcleo de Conhecimento: |
CIENTÍFICO-CULTURAL |
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Atividade: |
CULTURA REGIONAL |
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Turno em que a atividade será desenvolvida: |
MANHÃ |
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Envolvidos: |
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Período de Desenvolvimento: |
De 01/02/2010 a 15/12/2010 |
Proposta Pedagógica |
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Justificativa: |
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. |
Conteúdos: |
Dentro da biodiversidade e do ecosistema trabalharemos a promoção da saúde permitindo que as pessoas adiquiram maior controle sobre sua prória qualidade de vida. Através de habitos saudaveis não só os individios mas também suas familias e comunidade poderão participar de um bem, um direito e um recurso aplicavel a vida cotidiana. Desta forma a horta torna-se um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas, ela proporciona uma grande variedade de alimentos para o lanche das crianças, permite que parte da comunidade escolar tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação, podendo envolver-se no programa de promoção a saúde |
Objetivos: |
• Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo; • Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; • Conhecer técnicas de cultura orgânica; • Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; • Compreender a relação entre solo, água e nutrientes; • Identificar processos de semeadura, adubação e colheita; • Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente; • Cooperar em projetos coletivos; • Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas; • Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares; • Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde; |
Encaminhamentos Metodológicos: |
Cultivo de sementes nas bandejas/cultivo protegido. - Preparo dos canteiros. - Platio das mudas/observação e manutenção dos canteiros e mudas. - Utilização da compostagem. - Pesquisa na internet e livros. - Trabalho em equipes. - Resgistro do projeto de pesuisa utilizando a metodologia científica (simplificada). - Produção de cartazes. - Explanação da pesquisa realizada para a turma. - Realização de lanches saudáveis. - Produção de texto informativo. - Uso do dicionário. - Auto retrato utilizando a colagem de legumes e frutas (insperado em um artista plastico). - Elaboração de um diário alimentar. - O momento de leitura se dará no contraturno, nas H/aulas estabelecidas pelo programa |
Infraestrutura: |
O projeto é de grande importância para a comunidade local, pois será uma forma da escola proporcionar maior contato dos alunos junto com a sociedade, portanto o colégio fez uma parceria com um fazendeiro local que irá disponibilizar uma área abrangente para a realização do projeto. |
Resultados Esperados: |
Horta escolar ajuda no ensino da educação ambiental o Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná, começa a implantar o projeto Educando com a Horta Escolar, que objetiva a formação e o cultivo de hortas escolares sem o uso de agrotoxícos. Entre os resultados esperados estão a utilização como elemento de estudo de diversas disciplinas, além da integração com a cumunidade, práticas da educação ambiental e alimentação saudável |
Critérios de Participação: |
Serão selecionados alunos de 5ª e 6ª series do ensino fundamental, levando em consideração a facilidade de deslocamento do aluno até a escola no contra turno, e também o interesse do mesmo e da família em querer que o aluno participe dentro do número de vagas. |
Professor Participante: |
NILZA BERTTI |
Disciplina de Formação: |
CIENCIAS |
Vínculo: |
QPM |
Plano de Trabalho Docente: |
Plano de trabalho docente semestral 1) Objetivos: - Ensinar os estudantes a cultivarem produtos orgânicos (sem a utilização de agrotóxicos), tornando-os multiplicadores dessa tecnologia, e incentivando seus familiares a desenvolver a horta doméstica. - Despertar nos estudantes a necessidade de mudanças em seu comportamento alimentar, agregando frutas, verduras e legumes na sua dieta. - Ensinar o ciclo de vida das plantas e as condições ambientais mais propícias para seu desenvolvimento. - Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural. - Ensinar a técnica da compostagem. - Mostrar as áreas destinadas à preservação dos ecossistemas, as áreas para o desenvolvimento agrícola regional, em comparação com o avanço do conglomerado urbano. - Integrar o estudante à natureza. - Resgatar a cultura alimentar de cada região. - Ajudar na interação entre professores, alunos, funcionários e comunidade. - Promover a educação integral de toda a comunidade escolar especialmente dos estudantes.. 2) Encaminhamento Metodológico: Inicialmente o local onde será instalada a horta na escola deverá ser devidamente preparado e limpo. As plantas a serem utilizadas serão escolhidas entre hortaliças, plantas medicinais e condimentos. Após a escolha das plantas monta-se a sementeira utilizando-se materiais recicláveis, como a garrafa plástica do tipo PET. Faz-se a semeadura. Enquanto as plantas iniciam a sua germinação, os canteiros para onde serão transplantadas as mudas serão construídos. Em seguida, preparam-se os canteiros adicionando-se o substrato adequado. As mudas serão então transplantadas para o local definitivo e será feita a sua manutenção, como irrigação e limpeza. Uma composteira será utilizada para a produção do adubo a ser utilizado na horta, sendo feita a reciclagem de resíduos como restos de frutas e legumes. A execução da horta terá o enfoque do cultivo orgânico, sem o uso de agrotóxicos. Paralelamente à sua implantação e manutenção serão pesquisados itens sobre produção orgânica e seus benefícios, ciclo de vida das plantas utilizadas, as vantagens de uma alimentação saudável com a inclusão de vegetais, entre outros assuntos pertinentes a este tema. Os estudantes participantes deste projeto funcionarão como multiplicadores, compartilhando a sua experiência e o conhecimento adquirido com os demais estudantes e com a comunidade. 3) Recursos: Materiais para instalação da horta: garrafas plásticas do tipo PET; sementes; mudas; substrato para o plantio; ferramentas (pá, enxada, enxadinha, colher de transplantio, ancinho, tesoura de poda, carrinho de mão, balde); mangueira; regador; composteira; placas para identificação das plantas; sombrite. Materiais para pesquisa: Laboratório de Informática; papel sulfite. 4) Critérios e instrumentos de avaliação: Percepção de que o educando assimilou os conhecimentos básicos acerca dos conteúdos envolvidos. A avaliação será feita pela freqüência do aluno nas atividades do contra-turno e pela sua efetiva participação nas propostas apresentadas. A avaliação desta participação será discutida entre todos os componentes do projeto (alunos e professora) onde cada aluno se auto-avaliará, avaliando também o seu colega. |