Viva Escola

Código:

15455

Período Envio:

ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR - 2010

Título:

Ventania atraves dos tempos

Situação:

Autorizado

Detalhes da Atividade

Período Atividade:

2010

Data Criação:

15/10/2009

NRE:

TELEMACO BORBA

Município:

VENTANIA

Escola:

ALBERTO DA SILVA PARANA, C E - EF MEDIO

Porte:

Acima de 761 alunos

IDEB:

3,60

 

 

Núcleo de Conhecimento:

CIENTÍFICO-CULTURAL

Atividade:

HISTÓRIA E MEMÓRIA

Turno em que a atividade será desenvolvida:

TARDE

Envolvidos:

 

Período de Desenvolvimento:

De 01/02/2010 a 15/12/2010

 

 

Proposta Pedagógica

Justificativa:

Partindo do pensamento do historiador Eric Hobsbawn, (1.995.p.13) o qual afirma que \"quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem\", é que o interesse de trabalhar com as falas da população e traçar um paralelo passado presente da história de Ventania se torna possível, pois a relação com a memória é um traço constituvo de toda e qualquer sociedade humana. Assim as crianças e jovens ventanienses poderão analisar e despertar seus interesses pelo passado do município, bem como de valorizar a história do local onde moram, pois hoje vemos o quanto nossos alunos não se interessam pelo seu passado e o quanto refugam o estudo da História . Então cabe a nós historiadores o ofício de lembrar o passado tornando o aprendizado mais atraente possível Também 0 projeto de resgate da memória através da história oral pode ser um dos mais poderosos instrumentos de construção da cidadania, num mundo que vive um ‘presentismo’ constante, onde todo sentimento de continuidade é derrotado por promessas de novos paraísos com muitas novidades tecnológicas, pois a própria instabilidade espacial do mundo urbano, impregnado da mentalidade do progresso e do utilitarismo, acaba destruindo qualquer vestígio de suporte material que dá apoio à memória. Portanto este trabalho pode contribuir para uma melhor conscientização do valor do patrimônio histórico, enriquecendo o conhecimento trabalhado em sala de aula.

Conteúdos:

Vivemos num período da História humana, em que há uma extraordinária aceleração do tempo, de modo que corremos o risco de esquecer o passado, para viver numa espécie de eterno presente, sem nenhuma comunicação com o que se passou. Então, é possível pensar que a memória coletiva estará sempre relacionada com as determinações de sua própria produção, assim como, das múltiplas interpretações de quem fala, podendo então,levar os alunos a recuperar informações, analisar e interpretar a História do município, as mudanças ocorridas ao longo do tempo, bem como, relacioná-la enquanto fonte,à necessidade de preservação e a importância de disponibilizá-la ao público .Pois segundo as Diretrizes de História (p 58)“ a narrativa histórica é a forma de apresentação desse conhecimento e se refere `a comunicação entre os sujeitos”. Só amamos aquilo que conhecemos, portanto ,querendo resgatar o passado de nosso município de um modo agradável e despertando no aluno o gosto pela História de seu passado, bem como o de preservar costumes antigos, é que se dará o conhecimento, a aprendizagem e finalmente o amor por um passado tão presente, isto é o que visa tal projeto: o resgate da historicidade e memória da comunidade.

Objetivos:

Primeiro o trabalho com a memória deverá fazer com que os educandos compreendam que o ser humano é social e participa de grupos, contribuindo com ideias e ações, ao mesmo tempo em que recebe contribuições dos outros; Referendar os educandos como agentes históricos, levando-os a refletirem, investigarem e constituírem o conhecimento histórico, atentando para sua integração na dinâmica de suas opções durante a vida; Induzir o aluno à reflexão sobre a sua própria realidade, sobre seu cotidiano, explorando hábitos, costumes, práticas, conhecimentos e demais formas de atuação sócio-cultural; Reconhecer e valorizar sua História local, identificando os grupos sociais, bem como estabelecer relações e conexões entre o passado e o presente de Ventania; Perceber a História presente em todos os aspectos da vida; Buscar conhecer as mudanças e transformações e/ou o que não mudou – as permanências na questão em estudo. Resgatar os usos e costumes dos antepassados.

Encaminhamentos Metodológicos:

Para este projeto propõe-se uma metodologia que contribua para que os alunos tenham condições de se apropriar dos conhecimentos teóricos necessários para pensar historicamente. Com um pensamento histórico e investigativo nas aulas durante o projeto, faz-se necessário à recuperação do método da História em sala de aula. O método aplicado nesse projeto levará em consideração as ideias históricas relatadas pelos moradores, trabalho com documentos, fotos, lendas, contos, permitindo-se ao aluno a compreensão e construção do conhecimento histórico através do resgate da memória histórica de Ventania. Abordar-se-á a exposição do projeto aos alunos, com a história oral da localidade,depoimentos orais de pioneiros, investigação da origem de Ventania, pesquisa de campo, aulas expositivas,leitura compreensiva de textos, produção de textos, trabalho com mapa do estado e município, trabalho com tv pendrive,palestras, entrevistas com moradores do município, relatórios, linha do tempo, mural para expor a todos o conhecimento adquirido, seminário de apresentação final do projeto, após a coletânia e reestruturação das entrevistas,falas e histórias contadas, organização de um livro.

Infraestrutura:

Sala de aula, Tv multimídia, data show, DVD, gravador, laboratório de informática, papel sulfite, cartolinas, pincel atômico, cola, câmera fotográfica digital.

Resultados Esperados:

Deseja-se que no decorrer da execução do projeto,os alunos tenham condições de compreender e valorizar a oralidade, através das entrevistas e a importância dos testemunhos para a construção da história de Ventania , bem como de valorizar o próprio passado de sua cidade. Será o momento de dar vez e voz aos que não estão incluídos no discurso histórico tradicional, proporcionando uma construção de saberes onde a experiência individual e coletiva será campo pedagógico privilegiado, como recursos para intervir nesta história de modo a também se fazerem sujeitos da própria História.

Critérios de Participação:

Ser aluno regularmente matriculado nesse estabelecimento de ensino público, com assiduidade nas aulas, ter compromisso com o projeto do programa, preencher a ficha de inscrição, ter autorização dos pais ou responsáveis.

Professor Participante:

ELIANE APARECIDA SVIECH RATIM 

Disciplina de Formação:

HISTORIA

Vínculo:

SCO2 (extraordinária)

Plano de Trabalho Docente:

Plano de Trabalho Docente: Plano de Ação Docente – Viva a Escola Título: Ventania através do Tempos. O presente plano de trabalho docente tem como objetivo elencar o resgate e valorização de memórias no espaço escolar focalizando a história e a lembrança de Ventania, através da história oral, como estratégia pedagógica para atingir a aprendizagem, a construção e a compreensão do conhecimento histórico, com a idéia de garantir a historicidade baseada em recortes selecionados do conteúdo, 0s quais serão ajustados no conjunto do conhecimento. A memória hoje é indispensável porque a sociedade da informação, da técnica e da racionalização faz o tempo andar mais rápido. Nesse sentido, se destaca ainda que contar histórias e relembrar o passado, como nossos antepassados gostam de fazer, não significa apenas recordação enunciada, significa sentimento porque há resíduos dos tempos passados para o presente e que cada integrante de uma geração posterior herda algo da história, ainda que seja fragmentada, pois mantém viva a recordação de acontecimentos memoráveis Assim contamos com a contribuição de muitos para a compreensão do passado. Por exemplo, (Ricci, Santos e Horta, 2004,p.23), dizem que “ a produção de registros que sistematizem os dados coletados apresenta-se como etapa fundamental de todo trabalho de pesquisa, pois registrando os alunos têm maior possibilidade de tomar consciência do processo vivenciado, e aprendem a valorizar esse processo e a desenvolver o sentido de memória histórica”. Já Le Goff, esclarece “ memória é a propriedade de conservar certas informações”, e que deve-se trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para libertação e não para a servidão dos homens”, (Le Goff, 1994,p.477). nota-se então a necessidade de rever os conceitos no que se refere ao papel da pesquisa em paralelo com a construção do conhecimento; a função do professor em perceber a importância de transformar-se em pesquisador e construtor contínuo do seu próprio conhecimento, transmitindo assim esta ferramenta de emancipação ao aluno gerenciando o aprendizado deste. Com foco a história de Ventania, primeiro durante o primeiro e segundo bimestres, dar-se-á a exposição do projeto e seus objetivos, busca e catalogação das histórias, lendas, contos e causos,fotos ,bem como das devidas pesquisas, observações e interpretações das mesma.Buscarão as informações e entrevistas entre os membros da comunidade em geral, departamentos de cultura e educação, prefeitura e escolas. No terceiro bimestre, acontecerá a elaboração da linha do tempo, e produção dos textos individuais pelos alunos, onde poderão dar suas opiniões e considerações sobre o que foi coletado. No quarto bimestre, a exposição de todo material coletado e a apresentação dos alunos para seus colegas, professores e comunidade em geral,e a união de toda essa coletânea num livro . Objetivos:desenvolver atividades que posibilitem a compreensão das mudanças e permanências da História de Ventania; estimular o gosto pela leitura e interpretação da realidade; pesquisas e entrevistas direcionadas; produção de textos individuais. Recursos didáticos: vídeos – aula; data- show; Tv pendrive; textos xerocados; Tv Paulo Freire; livros didáticos. Critérios de Avaliação: a avaliação da aprendizagem, nesse projeto deve ser entendida como um processo organizado que objetiva compreendê-la e aprimorá-la.É fornecer informações sobre o processo pedagógico que permita ao professor decidir sobre intervenções e ajustes necessários, em fase do projeto e comprometimento com a garantia da aprendizagem do aluno.A “avaliação é um juízo de valor sobre dados relevantes para uma tomada de decisão (LUCKESI, 1996, p.9).Então avaliar é parte imprescindível e fundamental do processo ensino aprendizagem, é instrumento de investigação da prática pedagógica sempre como uma dimensão formadora uma vez que,ao fim desse processo é permitir que haja uma reflexão sobre a ação da prática pedagógica. Seguirá os seguintes instrumentos: atividades de leitura compreensiva de textos, produção de textos e linha do tempo,palestra e apresentação oral, pesquisa de campo, seminário de conclusão do trabalho. REFERÊNCIAS:Hobsbawn,Eric. Era dos Extremos: o breve século XX-São Paulo,Companhia das Letras. CHIANCA,Rosaly Braga e TEIXEIRA,Francisco M.Pensar e Viver História.São Paulo,2006. Coletânias de Histórias Contos e Lendas Ventanienses.Ventania, 2001. RICCI,Cláudia Sapag , SANTOS,Lorene dos e HORTA,Célio Augusto da Cunha. Brasil de todas as Gentes, História no dia-a-dia.Belo Horizonte,2.004. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História – 2009.