Viva Escola

Código:

14429

Período Envio:

ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR

Título:

Esporte no dia-a-dia

Situação:

Autorizado

Detalhes da Atividade

Período Atividade:

2010

Data Criação:

08/10/2009

NRE:

TELEMACO BORBA

Município:

VENTANIA

Escola:

ALBERTO DA SILVA PARANA, C E - EF MEDIO

Porte:

Acima de 761 alunos

IDEB:

3,60


 

Núcleo de Conhecimento:

EXPRESSIVO-CORPORAL

Atividade:

ESPORTES

Turno em que a atividade será desenvolvida:

TARDE

Envolvidos:

 

Período de Desenvolvimento:

De 01/02/2010 a 15/12/2010

 

Proposta Pedagógica

Justificativa:

Segundo dados estatísticos e informações veiculadas diariamente na mídia brasileira, é crescente o aumento do número de jovens (crianças e adolescentes em idade escolar) em situação de risco (evasão escolar, criminalidade e gravidez precoce) em todas as grandes cidades, especialmente nas periferias. No Paraná estes dados se comprovam com altos índices obeservados diariamente pela Comunidade. O esporte é comprovadamente uma excelente ferramenta de resgate e integração desses jovens. Além de incentivar a melhoria do rendimento escolar e aprimorar as mais variadas capacidades físicas, proporciona o envolvimento coletivo, a capacidade de cooperação, o desenvolvimento da auto-ajuda e da cidadania.

Conteúdos:

Conteúdos estruturantes: *1 Esporte; * 2 Jogos; *3 Ginástica Conteúdos básicos *1 coletivo e individual; *2 jogos e brincadeiras populares, cooperativos e dramáticos; *3 Ginástica Geral e de Academia. Conteúdos específicos: *1(coletivo) Vôlei, basquete, handebol, futebol de salão (individual) atletismo, tênis de mesa. *2 peteca, 5 marias, queimadas, futsal, voleibol, cadeira livre, dança da cadeira cooperativa, imitação, improvisarão, mímica, etc.; *3 movimentos e jogos gímnicos, vela, rolamento, estrelas, paradas, ponte, alongamento, aeróbica, localizada, step, pula corda.

Objetivos:

Objetivo Geral: Desenvolver atividades pedagógicas de complementação curricular para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e para reduzir os níveis de evasão e repetência e de vulnerabilidade social.

Encaminhamentos Metodológicos:

Levando em conta os elementos articuladores dos conteúdos com: cultura corporal e corpo; explorar o desenvolvimento físico global do praticante (coordenação, equilíbrio, lateralidade, etc.), sua autonomia, reconhecendo e valorizando as diferenças e potencialidades de cada individuo, de forma lúdica, cooperativa, igualitária e ética. As aulas seguirão uma seqüência de alongamentos, atividades lúdicas, jogos e relaxamento. Ao final realiza-se o momento de reflexão acerca dos objetivos propostos no programa. Desenvolver os fundamentos das modalidades e também a prática dos alunos nesta modalidade esportiva, buscando aprimorar a motricidade geral dos alunos para a sua realidade. Para o início do desenvolvimento destes conteúdo estruturantes, no decorrer do projeto as regras sofrerão alterações conforme as necessidades do grupo de trabalho, até chegarem as regras, proporcionando aos educandos atividades cooperativas, de lazer, e aprendizado físico, mental e social. O Trabalho será voltado tambem para os elementos articuladores como: * Cultura corporal e corpo, ludicidade, saúde, desportivização, técnicas e táticas, diversidade e mídia. Contribuindo assim para que os alunos se tornem sujeitos capazes de reconhecer o proprio corpo adquirir uma expressividade corporal consciente e refletir criticamente sobre praticas corporais.

Infraestrutura:

Quadra de esportes do Colégio Estadual Alberto da Silva

Resultados Esperados:

Que os alunos percebam que as práticas esportivas podem ser evidenciadas, e que estas trazem benefícios a saúde, bem estar físico, psíquico e emocional. Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, estimular a pratica esportiva com o objetivo de desenvolvê-los bio-psico.

Critérios de Participação:

Alunos matriculados no Colégio, que tenham disponibilidade para praticar esportes no contra turno e que estão em vulnerabilidade social.

Professor Participante:

FLAVIA IVANA SANTANA BRAGA THEODORO  

Disciplina de Formação:

EDUCACAO FISICA

Vínculo:

SCO2 (extraordinária)

Plano de Trabalho Docente:

Plano de trabalho docente!!! Conteúdo estruturante: 1-Esporte; 2-Jogos ; 3-Ginástica; Conteúdos Básicos: 1-Coletivo individual; 2-Jogos e brincadeiras populares, cooperativos e dramáticos; 3-Ginástica Geral e de academia. Conteúdo Específicos: 1-(Coletivo)= vôlei,basquete, handebol, futebol de salão, (Individual)= atletismo, tênis de mesa. 2-Peteca, 5 marias, queimadas, futsal,voleibol, cadeira livre, dança da cadeira, Cooperativa,Imitação,improvisação e mimica. 3-Movimentos e jogos, gímnicos, vela, Rolamento, estrelas, paradas, ponte, alongamentos, aeróbica, localizada, step, pula corda. Objetivo e justificativa: Objetivo: Desenvolver atividades pedagógicas de complementação curricular para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e para reduzir os níveis de evasão e repetência e de vulnerabilidade social. Justificativa: Segundo dados estatísticos e informação veiculadas diariamente na mídia brasileira, é crescente o aumento do número de jovens (crianças e adolescentes em idade escolar) em situação de risco (evasão escolar, criminalidade , e gravidez precoce) em todas as grandes cidades, especialmente nas periferias. No Paraná estes dados não comprovam com altos índices observados diariamente pela comunidade. O esporte é comprovadamente uma excelente ferramenta de resgate e integração desses jovens. Além de incentivar a melhoria do rendimento escolar e aprimorar as mais variadas capacidades física, proporciona o envolvimento coletivo, a capacidade de cooperação, o desenvolvimento da auto- ajuda e da cidadania. Abordagem Metodológica: levando em conta os elementos articuladores dos conteúdos como: Cultura corporal e corpo;explorar o desenvolvimento físico global do praticante (coordenação, equilíbrio, lateralidade, etc.), sua autonomia, reconhecendo e valorizando as diferença se potencialidades de cada individuo, de forma lúdica, cooperativa, igualitária e ética. As aulas seguirão uma sequência de alongamentos atividades lúdicas, jogos e relaxamento. Ao final realiza- se o momento de reflexão acerca dos objetivos proposto no programa. Desenvolver os fundamentos das modalidades e também a prática dos alunos nesta modalidade esportiva, buscando aprimorar a motricidade geral dos alunos para a sua realidade. Para o início do desenvolvimento destes conteúdos estruturantes no decorrer do projeto as regras, Proporcionando aos educandos atividades cooperativas, de lazer, e aprendizado físico, mental e social. O trabalho será voltado também para os elementos articulares como: Cultura corporal e corpo, ludicidade, Saúde, desportivação, técnicas e táticas, diversidade e mídia. Contribuindo assim para que os alunos se tornem sujeitos capazes de reconhecer o próprio corpo adquirir uma expressividade corporal, consciente e refletir criticamente sobre práticas corporais. Recursos: • Bola; • Quadra Poliesportiva; • Mesa de tênis de mesa; • Bola de tênis de mesa; • Rede; • Som; • CD; • Colchonete; • Cadeira; • Corda. Critérios de avaliação: Que os alunos percebam que a prática esportiva podem ser evidenciadas, e que estas trazem benefícios a saúde, bem estar físico, psíquico e emocional. Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, estimular a prática esportiva com o objetivo de desenvolvê-los bio-psico. Instrumentos de Avaliação: Avaliar se todos os alunos estão participando do projeto e verificar o aprendizado de cada um como o projeto esta sendo desenvolvido e o bem que esta fazendo para cada integrante do projeto.